quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Falta de Luz e de Explicações

Apagao

O blecaute que deixou pelo menos 15 estados sem luz na noite passada já tornou-se alvo de especulações. Fala-se em ataque de hackers, sabotagem dos paraguaios (insatisfeitos com o preço pago pela energia de Itaipu), problemas técnicos na usina, falhas na rede de transmissão. Dificilmente os paraguaios teriam condição de sabotar o fornecimento de energia ao Brasil, já que a única participação dos vizinhos na história é o fornecimento da água (que jorra com ou sem a vontade deles).

Como não há hipótese de falta de água depois da ocorrência de tanta chuva neste ano, o mais provável é que tenha havido um problema no sistema interligado de transmissão. Para piorar, o Operador Nacional do Sistema, que controla toda o despacho de energia para o país, parece ter enfrentado problemas, uma vez que não conseguiu restringir o apagão na origem e permitiu o efeito dominó que espalhou a falta de luz por centenas de municípios.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse em entrevista apenas que o problema foi na usina de Itaipu. Mas não disse qual seria o problema, nem suas causas prováveis.

O mais engraçado nessa história é um país que quer se tornar de 1º Mundo não ter um esquema de emergência num caso como este, deixando suas principais metrópoles sem luz e ainda conseguindo derrubar o fornecimento na capital de um país vizinho.

Como é que querem estimular o consumo, baixando o IPI dos produtos da linha branca, principais equipamentos que consomem energia e ainda mais sabendo que no verão existe o aumento do consumo de eletricidade, e com tudo isso não conseguem manter um abastecimento decente? Precisamos nos atentar aos fatos, o Brasil não está sabendo lidar com seus pequenos problemas e cada vez mais estamos sendo notados como um país arcaico com dificuldades de manter desde uma aluna numa sala de aula, passando pela alta violência chegando até a falta do requisito básico para sobrevivência dos dias de hoje: energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...