O site de compras coletivas Groupon encerrou o ano de 2011 com faturamento de US$ 1,6 bilhão, mais que o quíntuplo dos US$ 312,9 milhões registrados no ano anterior.
O portal, entretanto, não conseguiu sair do vermelho, segundo resultados divulgados nesta quarta-feira. Embora tenha reduzido o prejuízo em 51,6%, ainda registrou perdas de US$ 203,3 milhões.
As operações internacionais foram as que mais cresceram para o portal. Elas representaram US$ 980,9 milhões --ou alta de 771,7% ante 2010. Na América do Norte, o faturamento foi de US$ 643,8 milhões.
"O Groupon teve um quarto trimestre forte e terminamos 2011 ajudando 250 mil lojas em 47 países a fazer seus estabelecimentos crescerem, ao mesmo tempo em que permitimos aos consumidores economizar bilhões de dólares", disse em comunicado ao mercado Andrew Mason, presidente executivo e cofundador do portal.
"Continuaremos investindo em novos serviços e ferramentas que ajudem nossos parceiros de negócios a terem sucesso e impulsionar o comércio local em todos os lugares do mundo", afirmou.
Os resultados decepcionaram os analistas, que esperavam que a companhia conseguiria reverter o prejuízo especialmente no quarto trimestre. Entretanto, o período encerrado em 31 de dezembro foi marcado por US$ 43 milhões em resultados negativos.
Com os números revelados, as ações da companhia chegaram a cair mais de 7%, a US$ 22,70.
O portal abriu o capital em 4 de novembro, e arrecadou US$ 700 milhões na oferta pública. Hoje, seu valor de mercado é de US$ 15,7 bilhões.
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