Foi assinado nesta madrugada o contrato de venda do Ponto Frio ao Pão de Açúcar. Com a aquisição cria-se o maior grupo varejista brasileiro: um colosso de faturamento anual de 26 bilhões de reais e 1 200 lojas. O Pão de Açúcar retoma, assim, um posto que lhe foi tomado há três anos pelo Carrefour.
O negócio terá um preço final em torno dos 1,3 bilhão de reais: 824 milhões de reais serão pagos a Lily Safra, a controladora, e o restante aos acionistas minoritários.
O Ponto Frio faturou em 2008 4,8 bilhões de reais. A rede é dona de 455 lojas espalhadas por dez estados. Já foi do tamanho da Casas Bahia, com quem disputava o mercado brasileiro cabeça com cabeça. Mas desde o início da década ficou para trás. Lily Safra tentou várias vezes virar o jogo, mudando equipes, contratando novos executivos, mas nada fluiu como ela esperava - a última tentativa foi Manoel Amorim, atual presidente, que veio da Telefonica há três anos para tentar reerguer a rede.
A negociação iniciou-se no começo do ano, coordenada pela Goldman Sachs. Na disputa pela segunda maior varejista de eletroeletrônicos do Brasil estavam a Insinuante, o Magazine Luiza e o grupo Silvio Santos.
Perfil do Pão de Açúcar após a aquisição:
- Faturamento 2008: aproximadamente R$ 26 bilhões (consolidado)
- 1055 lojas, 75 postos de combustível e 145 drogarias
- 79 mil funcionários
- 28 centros de distribuição
- Presença em 18 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, GO, MS, MT, BA, RN, AL, SE, PE, PB, CE e PI) e no Distrito Federal
- Diferentes formatos de lojas: Hipermercados (Extra), Supermercados (Pão de Açúcar, Extra Perto, CompreBem e Sendas), Lojas de produtos eletrônicos/Eletrodomésticos (Extra Eletro e Ponto Frio), lojas de conveniência (Extra Fácil), "Atacarejo" (Assai), operações de comércio eletrônico (www.extra.com.br e www.pontofrio.com.br), postos de combustíveis e drogarias
Nenhum comentário:
Postar um comentário