Dois "atores" completamente inexperientes participaram de um capítulo da novela Viver a Vida, exibida em horário nobre pela TV Globo, no final de novembro. Interpretando eles mesmos, os estilistas Reinaldo Lourenço e Amir Slama, nomes consagrados da moda brasileira, protagonizaram uma cena em que concediam uma entrevista sobre suas novas coleções. Embora a novela seja uma obra de ficção, Lourenço e Slama estavam ali para divulgar um trabalho real: as coleções que ambos criaram para a C&A, líder no varejo de vestuário no Brasil. Ao lado dos estilistas Isabela Capeto e Alexandre Herchcovitch, os dois agora expõem suas criações nas araras das 178 lojas da rede. Para dar ainda mais glamour à iniciativa, a partir de março as roupas criadas por esses profissionais serão usadas em uma campanha publicitária estrelada por modelos de primeira linha - Ana Beatriz Barros, Isabeli Fontana e Carol Ribeiro. Segundo estimativas de publicitários ouvidos por EXAME, uma ação de marketing dessa magnitude deve ter custado à C&A algo em torno de 7,5 milhões de reais.
O movimento é uma clara reação ao avanço de seus principais rivais. Segundo a empresa de pesquisa Euromonitor, a C&A registrou o menor percentual de crescimento entre as principais varejistas de vestuário no país de 2004 a 2008. Suas vendas aumentaram 36,3% no período - enquanto as de seus maiores concorrentes - Renner, Riachuelo, Marisa e Hering - avançaram, em média, 98%. A situação ficou mais difícil em 2009. Segundo executivos próximos à C&A, as vendas caíram cerca de 10% em 2009, para estimados 3,1 bilhões de reais - o mesmo patamar de 2006. No caso da Renner, a terceira maior do setor, as vendas cresceram 4,5% de janeiro a setembro de 2009 (os números finais ainda não foram divulgados). "A C&A sofreu o efeito da liderança absoluta. Afrouxou seu domínio ao ignorar a capacidade de crescimento dos concorrentes", diz o consultor de varejo Markus Stricker, sócio da AT Kearney. Procurados por EXAME, os executivos da C&A não deram entrevista.
Fonte: Exame
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